Ashtanga yoga é um conceito e abordagem de autoconhecimento na qual se organiza em oito membros. Asht significa oito e anga significa parte ou membros. Sri Patanjali, um grande sábio da índia antiga, deixou seu legado do yoga. Em seu famoso e difundido texto chamado Yoga Sutra, no segundo capitulo titulado como Sadhana pada (a disciplina) o autor fala sobre o yoga como um processo de purificação e acesso ao que há de mais essencial em nós, a espiritualidade. E para isso, o Ashtanga Yoga vem a ser a metodologia que nos permite purificar e acessar nossa essência divina. Segue a baixo a descrição dos oito membros do Ashtanga Yoga:
Yama: as prescrições
Nyama: as observações
Asana: a postura física
Pranayama: o controle energético via respiração
Pratyahara: A atenção voltada pra dentro de si.
Dharana: Concentração interio
Dhyana: Meditação
Samadhi: O transe
O termo yoga sempre existiu desde tempos remotos na cultura ancestral da India mais conhecida como Cultura Ariana ou Védica. Porem em algum momento as escolas (darshanas) ou linhas de pensamento na índia se estabelecem até formar o que temos hoje como Sat Darshanas, ou seis escolas tradicionais ortodoxas na Índia. Sendo elas as três mais populares o Sankhya deixado pelo sábio Kápila Muni, o Vedanta deixado pelo sábio Vyasadeva e Yoga deixado pelo sábio Sri Patanjali.
Dessa forma o yoga deixa de ser um conceito que remete a conexão com o Divino, e passa a ser também uma abordagem formal e sistematizada chamada Ashtanga Yoga de Sri Patanjali.

Junior By Jay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
1
Atendimento Goura Shala
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?